Vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci: "Não podemos fazer política pública sem pensar nas pessoas"


Em entrevista ao Portal PSB, o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, afirmou que nos municípios brasileiros falta proposta de planejamento urbano mais adequado. "Atualmente, encontramos muitas moradias em áreas de risco. Falta investimento nas áreas da saúde e educação. Reforma Urbana e Políticas Públicas Municipais é um tema que precisamos discutir no Brasil", observou.

Ducci disse, ainda, que é a favor da construção e implantação plena do SUS no país: "Mas é claro que com qualidade e focado nas pessoas, nos lares e nos usuários. Nós não podemos fazer política pública sem pensar nas pessoas".

Confira abaixo a entrevista concedida à jornalista Priscila Rocha, do Portal PSB:

Portal PSB: Qual a importância do debate sobre o tema Reforma Urbana e Políticas Públicas Municipais?

Luciano Ducci: É um tema que precisamos discutir no Brasil. Com a vinda da população do campo para as cidades, os centros urbanos sofreram um inchaço grande. Percebemos claramente nos municípios brasileiros a falta de proposta de planejamento urbano mais adequado. Atualmente encontramos muitas moradias em áreas de risco social. Falta investimento nas áreas da saúde e educação. O ensino infantil é o que mais sofre. Nós temos déficit grande de vagas em creches, como também, a falta de acesso do jovem ao ensino médio. O transporte coletivo também é muito penalizado. Acho que o PSB está levantado essa bandeira em um momento oportuno e estratégico de eleições municipais. Precisamos capacitar prefeitos e pré-candidatos a prefeitos dos municípios.

Portal: O senhor foi secretário de Saúde de Curitiba, o que tem a dizer sobre o tema?

Ducci: Fui secretário de Saúde de Curitiba duas vezes e coordeno a área de Saúde do PSB. Defendo o SUS e sou a favor da construção e implantação plena desse sistema no país. Mais é claro que com qualidade e focado nas pessoas, nos lares e nos usuários. Nós não podemos fazer política pública sem pensar nas pessoas. No meu estado implantei projetos importantes, como o Mãe Curitibana, um programa que organizou todo o atendimento das gestantes, permitindo a elas na primeira consulta saber em qual maternidade irá ganhar o seu bebê. Além de auxiliar as gestantes de risco com acompanhamento mais adequado em hospitais de retaguarda, que dão assistência plena a mãe e a criança. É um projeto que depois, como deputado estadual, apresentei no Paraná e virou Lei. Posteriormente a nossa deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) o apresentou na Câmara e o presidente Lula sancionou no começo do ano. O presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no final do ano passado implantou o Mãe Coruja que também é um sucesso. Eduardo foi o primeiro governador a ter implementado um programa para atender todas as gestantes do Estado. Recentemente nós escrevemos esse programa num projeto coordenado pelo gabinete do presidente da República, chamado Práticas do Milênio. Na época se inscreveram 1.062 práticas no Brasil e o Mãe Curitibana foi premiado em primeiro lugar no objetivo da redução da mortalidade infantil. Esta proposta está presente na vida dos curitibanos há nove anos e é uma referência nacional e internacional na redução da transmissão do vírus HIV da mãe para o filho.

Portal PSB – Entrevistas – 26/05/2008